19 de setembro de 2012

O Hino da Rússia


O hino russo tem uma melodia forte, imponente e bela; certamente não deixa de ser uma das mais belas características do hino da Rússia. Ela foi composta por Aleksandar Aleksandrov, e é a mesma dos dois últimos hinos da URSS, embora a letra tenha sido mudada. Sua letra relata um povo extremamente orgulhoso de sue país, onde, durante o hino ouvem-se várias vezes “Glória á nossa pátria livre”, foi composta pelo poeta russo eSrguei Mikhalkov.

O presidente russo Vladímir Pútin, debruçou-se sobre a questão dos símbolos pátrios, pois estava preocupado com uma recuperação nacionalista de seu país, e dentro da discussão estava o hino nacional. A “Canção Patriótica” era pouco popular e foi logo substituída pela versão aqui apresentada, a qual, mesmo assim, não deixou de gerar discórdia.

Por considerar que ela lembrava os terríveis tempos de Stálin, a melodia foi rejeitada por uma parte da população.Outra parcela, que reclamava da ausência de uma letra edificante ou mesmo, por longo tempo, de qualquer letra no hino nacional (a letra da “Canção Patriótica” só apareceu, de modo não oficial, em 1999 e nunca obteve popularidade), aprovou a iniciativa e considerou que o poema, que exalta as grandezas políticas e naturais da Rússia, passa uma sensação de orgulho.

Tanto pelo que sei sobre a Rússia, tanto pelo que o hino diz, a imagem da Rússia que me vem em mente é de uma nação que passou por um momento difícil, e está tentando se reerguer depois de uma grande crise, no caso, o Stalinismo, já que Stalin e o comunismo marcaram a nação russa de um modo negativo, por ser autoritário e tirano, e visto como o inimigo do capitalismo. Passa a imagem de uma nação que tem orgulho de si, mesmo tendo que aturar os julgamentos que as pessoas mundo afora fazem dela por causa de seu passado e de um líder péssimo.

Assim como o hino russo, o hino brasileiro também fala sobre as belezas naturais e o orgulho que temos da pátria, embora não fale tanto sobre a política brasileira e mais sobre a natureza.

A delegação que ficou, no placar geral, em primeiro lugar nas olimpíadas de Barcelona, foi
a Rússia. Acima, seu hino e abaixo a letra e a tradução.

Português:

Rússia, nosso estado sagrado!

Rússia, nossa amada nação!

Poderosa vontade e grande glória,

São tua herança de todos os tempos.

Glória à nossa Pátria livre,Antiga união de povos irmãos.Viva a sabedoria popular dos antepassados!Glória à Pátria, de ti nos orgulhamos!

Dos mares do Sul às fronteiras polares,

Expandiram-se nossas florestas e campos.

Tu és única no mundo, sem igual,

Protegida por Deus, nossa terra natal!

Glória à nossa Pátria livre,Antiga união de povos irmãos.Viva a sabedoria popular dos antepassados!Glória à Pátria, de ti nos orgulhamos!

As vastas amplidões aos sonhos e à vida,

Os anos futuros nos abrem.

A nossa lealdade à Pátria amada nos dá forças,

Assim foi, assim é, assim sempre será!

Glória à nossa Pátria livre,Antiga união de povos irmãos.Viva a sabedoria popular dos antepassados!Glória à Pátria, de ti nos orgulhamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário