20 de setembro de 2012

Magic Johnson de fato fez Mágica

Não é a toa que o diretor do Comitê Olímpico Internacional de 1992 falou que as olimpíadas de Barcelona haviam sido as melhores até o momento. Todos concordam que a cerimônia de abertura foi perfeita. Não teve nenhum incidente, e o modo como finalizaram, acendendo a tocha, foi muito impressionante e criativo, independente de a flecha ter entrado ou não. Afinal, na hora, todos acreditaram, e é isso que importa, não? E o clima de festa que foi mantido durante toda a duração das olimpíadas, a infraestrutura, a falta de acidentes, tudo!

E pros brasileiros? Não que o Brasil tenha ficado em primeiro lugar nem nada do tipo, mas finalmente, depois de muito tempo, o Brasil voltou a conquistar mais de uma medalha olímpica nas mesmas olimpíadas, e pela primeira vez, ganhou uma medalha em um esporte coletivo: o Vôlei. A geração dourada de vôlei do Brasil, com certeza surpreendeu, afinal, estava se preparando para ganhar só em 1996!

Agora, se você gosta de basquete, então aquelas foram as olimpíadas de ouro pra você. Enquanto o Brasil tinha a geração de ouro no Vôlei, os norte-americanos tinham o time dos sonhos do basquete, com a participação muito especial de um jogador que valia por dois: Ervin “Magic” Johnson.

Esse jogador tinha uma missão bem clara: limpar o nome do basquete norte-americano, depois do fracasso das olimpíadas de Seul. Se a seleção de vôlei do Brasil saiu não só vitoriosa, como invicta, a de basquete dos EUA, nem se comenta! Não só não perderam nenhum jogo, como também no jogo mais difícil para eles, eles vencera com uma vantagem de apenas 32 pontos!

Todos temos que reconhecer que o Magic Johnson tinha as duas qualidades, na minha opinião, mais importantes para quem deseja ser um bom jogador em qualquer esporte: talento e garra. Talento, e não só altura. Ele podia jogar em qualquer posição que o colocassem, era como um coringa, quase! Na defesa, desarmava qualquer jogada, no ataque, convertia qualquer lance em um lance de três pontos.

Quanto a garra, eu me refiro ao fato de que ele já tinha deixado a carreira de lado em 1990, por conta de ser HIV positivo, mas mesmo assim, voltou em 1992 exclusivamente para jogar nas olimpíadas, representar seu país e levá-lo para a vitória. E temos que concordar que ele cumpriu com o seu dever mais do que bem. Pena que a medalha de ouro que o basquete norte-americano levou foi o suficiente para passar na frente da CEI na classificação final!

19 de setembro de 2012

Informações Gerais sobre as Olimpíadas



       A Olimpíada de Barcelona, Espanha, foi realizada no ano de 1992, entre 25 de julho à 9 de agosto. Teve a participação de 169 nações, com 9.356 atletas, dentre eles 6.652 eram homens e 2.704 eram mulheres, distribuídos em 28 modalidades.
       
      A Olimpíada gerou várias mudanças para a cidade, melhoria na infraestrutura, com a criação de novas estradas e telecomunicação, deixando dessa forma, a cidade modificada.

Modalidades Disputadas em 1992



  • Atletismo
  • Badminton
  • Beisebol
  • Basquetebol
  • Boxe
  • Canoagem
  • Ciclismo
  • Esgrima
  • Futebol
  • Ginástica
  • Halterofilismo
  • Handebol
  • Hipismo
  • Hóquei sobre a grama
  • Judô
  • Lutas
  • Natação
  • Nado sincronizado
  • Natação
  • Pentatlo moderno
  • Polo aquático
  • Remo
  • Saltos ornamentais
  • Tênis
  • Tênis de mesa
  • Tiro
  • Tiro com arco
  • Vela
  • Voleibol.

Classificação dos Países mais Bem Colocados nas Olimpíadas de Barcelona




Anel Olímpico de Montjuic


É nessa área que foi realizada a cerimônia de abertura e encerramento das olimpíadas, e é composta por:
  • Estádio Olímpico de Montjuic
  • Palau Sant Jordi
  • Piscinas Bernat Picornell
  • Piscina Municipal de Montjuic
  • INEFC
Para ver mais sobre os estádios onde os jogos foram realizados, visite:

O Hino da Rússia


O hino russo tem uma melodia forte, imponente e bela; certamente não deixa de ser uma das mais belas características do hino da Rússia. Ela foi composta por Aleksandar Aleksandrov, e é a mesma dos dois últimos hinos da URSS, embora a letra tenha sido mudada. Sua letra relata um povo extremamente orgulhoso de sue país, onde, durante o hino ouvem-se várias vezes “Glória á nossa pátria livre”, foi composta pelo poeta russo eSrguei Mikhalkov.

O presidente russo Vladímir Pútin, debruçou-se sobre a questão dos símbolos pátrios, pois estava preocupado com uma recuperação nacionalista de seu país, e dentro da discussão estava o hino nacional. A “Canção Patriótica” era pouco popular e foi logo substituída pela versão aqui apresentada, a qual, mesmo assim, não deixou de gerar discórdia.

Por considerar que ela lembrava os terríveis tempos de Stálin, a melodia foi rejeitada por uma parte da população.Outra parcela, que reclamava da ausência de uma letra edificante ou mesmo, por longo tempo, de qualquer letra no hino nacional (a letra da “Canção Patriótica” só apareceu, de modo não oficial, em 1999 e nunca obteve popularidade), aprovou a iniciativa e considerou que o poema, que exalta as grandezas políticas e naturais da Rússia, passa uma sensação de orgulho.

Tanto pelo que sei sobre a Rússia, tanto pelo que o hino diz, a imagem da Rússia que me vem em mente é de uma nação que passou por um momento difícil, e está tentando se reerguer depois de uma grande crise, no caso, o Stalinismo, já que Stalin e o comunismo marcaram a nação russa de um modo negativo, por ser autoritário e tirano, e visto como o inimigo do capitalismo. Passa a imagem de uma nação que tem orgulho de si, mesmo tendo que aturar os julgamentos que as pessoas mundo afora fazem dela por causa de seu passado e de um líder péssimo.

Assim como o hino russo, o hino brasileiro também fala sobre as belezas naturais e o orgulho que temos da pátria, embora não fale tanto sobre a política brasileira e mais sobre a natureza.

A delegação que ficou, no placar geral, em primeiro lugar nas olimpíadas de Barcelona, foi
a Rússia. Acima, seu hino e abaixo a letra e a tradução.

Português:

Rússia, nosso estado sagrado!

Rússia, nossa amada nação!

Poderosa vontade e grande glória,

São tua herança de todos os tempos.

Glória à nossa Pátria livre,Antiga união de povos irmãos.Viva a sabedoria popular dos antepassados!Glória à Pátria, de ti nos orgulhamos!

Dos mares do Sul às fronteiras polares,

Expandiram-se nossas florestas e campos.

Tu és única no mundo, sem igual,

Protegida por Deus, nossa terra natal!

Glória à nossa Pátria livre,Antiga união de povos irmãos.Viva a sabedoria popular dos antepassados!Glória à Pátria, de ti nos orgulhamos!

As vastas amplidões aos sonhos e à vida,

Os anos futuros nos abrem.

A nossa lealdade à Pátria amada nos dá forças,

Assim foi, assim é, assim sempre será!

Glória à nossa Pátria livre,Antiga união de povos irmãos.Viva a sabedoria popular dos antepassados!Glória à Pátria, de ti nos orgulhamos!

Geração dourada do vôlei de 1992

Depois da derrota do Brasil, 3 x 2, para a Rússia no tiebreake, nos recentes Jogos Olímpicos de 2012, realizados em Londres, lembrei-me da geração dourada do vôlei brasileiro masculino, que, grandiosamente, venceu as olimpíadas de Barcelona, em 1992.

Na época, todos diziam que a Itália era a favorita, e o Brasil “corria por fora”; porém, eu acreditava em alguma chance de medalha, uma esperança que pudesse trazer de Barcelona a vitória, com a conquista de alguma medalha para o Brasil. Afinal, os “meninos do vôlei” apresentavam certa garra nas partidas decisivas e, além disso, muito talento em suas mãos e braços! Por que não ganhariam dessa vez?! Esssa era a imagem positiva que eu mantinha a respeito deles.

Mas a caminhada rumo à conquista do ouro não foi nada fácil. Tande, Amauri, André, Carlão, Douglas, Giovane, Janelson, Jorge Édson, Marcelo Negrão, Maurício, Paulão e Talmo, jogadores daseleção masculina de vôlei, comandada por José Roberto Guimarães, foram membros importantes para a conquista do ouro em Barcelona. Dentre esses nomes, um deles me empolgou mais: ver Amauri atacando trazia indícios de vitória, ou pelo menos, alimentava um sonho de todos os brasileiros. De fato, Amauri fez vários pontos decisivos, para tornar o jogo impecável.

Um dos jogos mais difíceis, para não mencionar a final contra a Holanda, foi contra os EUA, que mexeu com minha emoção, somada a pinceladas de angústia e ansiedade, pois, em se tratando de uma seleção tão poderosa, com forte bloqueio, os brasileiros tiveram que se superar ainda mais, incansavelmente, para chegarem até a final.

Quando a seleção chegou à final, na expectativa da vitória, todos os brasileiros ficaram surpresos, pois, como o Brasil não era o favorito para a conquista da medalha de ouro, esse seria, com certeza, um momento de decisão, inesquecível. Durante o jogo, doses de adrenalina eram lançadas em dose dupla… e só quando ouvi o Hino brasileiro sendo tocado ao final da partida contra a Holanda, fiquei aliviado e pude comemorar, finalmente, a brilhante conquista do ouro olímpico!

Atualmente, podemos comparar essa brilhante seleção de vôlei com a atual seleção espanhola de futebol, pois traduzem um espetáculo para qualquer plateia e trazem prazer para os seus espectadores.

Cobi, o Mascote de 1992

     O mascote dessas Olimpíadas foi um cachorro, um Pastor Catalão, mas pintado em um estilo cubista, em homenagem ao pintor Picasso. E ele foi um dos mascotes mais populares da história dos jogos olímpicos, e também um dos que mais deu lucro ao país sede.

Hino da Espanha

      O hino é um dos mais importantes símbolos de um país, assim como sua bandeira. Mesmo sem possuir letra nenhuma, o hino da Espanha deve ser motivo de ao menos se lembrar de sua pátria, para qualquer Espanhol em qualquer lugar do mundo, assim como o do Brasil deve surgir o mesmo efeito nos brasileiros. Como a Espanha foi o país sede das olimpíadas, nada mais justo que ouvir esse hino.

O Contexto Histórico das Olimpíadas de 1992

1991. Nesse, muita coisa aconteceu, principalmente no aspecto político. Foi nesse ano que teve o início da Guerra do Golfo e que foi estabelecido o MERCOSUL, através do “Tratado de Assunção”. Mas o mais importante foi o fim da União Soviética (URSS), simultaneamente o fim da Guerra Fria, fato que começaria em 1989, com a queda do muro de Berlim. Esse fim foi se estabelecendo gradualmente, começando com a dissolução do pacto de Varsóvia, seguido pela independência da Estônia, Letônia , Ucrânia , Bielorrússia, Azerbaijão, Quirguízia e Armênia perante a URSS, e depois a independência da Croácia, Geórgia, Uzbequistão, Tadjiquistão, Turquemenistão e Cazaquistão, até que por fim, a URSS deixa de existir Já noaspecto da vida social, um fato marcante foi a morte de Freddie Mercury.

1992. Foi um ano que pode se dizer marcante na política, principalmente do Brasil.  Por exemplo, em 1992, foi entregue o pedido de impeachment contra o presidente Fernando Collor, e menos de 1 mês depois, foi aprovado o pedido de afastamento do mesmo presidente, até que no final do ano, Collor renuncia a presidência do Brasil diante deste processo. Além disso, o ex-presidente brasileiro Jânio Quadros morre. Fora do Brasil, na Europa, foi assinado o Tratado de Maastrich, que consolidava a União Européia. Infelizmente, houve um desastre nesse mesmo ano, que marcaria vários brasileiros: o Massacre do Carandiru em São Paulo.

Em relação aos esportes, porém, podemos dizer que foi um bom ano (para alguns). Além dos Jogos Olímpicos de Barcelona, Niegel Mansell venceu o Campeonato Mundial de Formula 1, O Barcelona conquista a UEFA Champions pela primeira vez, O São Paulo Futebol Clube conquista a copa Libertadores da America e o mundial de clubes da FIFA pela primeira vez e a Dinamarca conquista a Euro copa pela primeira vez. Como dizem, para tudo há uma primeira vez.

Na televisão, foi a estréia de “Barney e seus amigos” na PBS, e no TLC, a estréia de “O mundo do Beakman”. Agora, cientificamente falando, o mais importante acontecimento foi o Rio 92(Grande conferência mundial sobre o meio ambiente ). Se tratando da religião, ( e ao mesmo tempo de ciências), Galileu Galilei foi finalmente absolvido pelo Papa João Paulo II. Já na vida social, Lady Diana e o príncipe Charles se divorciam.

1993. Nesse ano houve a divisão da Checoslováquia, Bill Clinton assumiu o cargo de presidente nos EUA, e a Eritréia se tornou independente.

17 de setembro de 2012

Tecnologia no Esporte

O uso de novas tecnologias nas atividades esportivas constitui uma prática que já foi incorporada ao cotidiano de atletas de diferentes modalidades.


    A tecnologia, ao memso tempo que influência nos resultados dos atletas, juízes e árbitros, também faz com que os esportes fiquem cada vez mais violentos, o boxe pode ser o principal exemplo, pois  antigamente não existiam luvas e quando um lutador  acertava o outro a probabilidade de ter uma fratura na mão era muito grande mas a tecnologia evoluiu e inventaram as luvas para proteger as mãos dos atletas e com isso tambem inventaram o protetor de cabeça e com isso as pessoas pensaram agora alguns atletas aumentaram isso prova que a tecnologia ajuda mas muitas vezes pode prejudicar.

       Como sabemos em 2008 nas olimpíadas a tecnologia chamou a atenção de todos em um esporte específico a natação pois mais de 100 recordes mundiais e olimpícos foram batidos  com a ajuda dos maiôs que possuiam tecidos tecnologicos, na ocasião o tecido utilizado nos maiôs foi o poliuterano, embora cientistas defendam que o tecido não influência na melhoria do resultado do atleta na competição mas sim na parte fisíologica do competidor como o consumo de oxigênio. O poliuterano foi proíbido em competições do COI(Comitê Internacional Olimíco) depois das olimpíadas.

       A tecnologia tem batsante influência nos esportes como podemos ver,ela tambem influencia os juízes nas tomadas de decisões.

       Com essas tecnologias avançando  talvez não precissemos mais de juízes para os eportes, pois como sabemos  o juíz poderá ser um  computador que irá dizer se a bola foi dentro ou fora e o placar um exemplo disso é o tênis: No tênis podemos ver que quando os jogadores sacam ou estão em uma troca de bolas e o juíz de linha canta a bola fora ou dentro e o jogador desconfia da marcação do juíz ele tem o direito de desafiar a marcação do juíz de linha. As quadras são equipadas com camêras de vídeo de alta precisão posicionadas ao seu redor. As imagens são mandadas em tempo real pra um super computador  que faz o processamento espacial dos objetos, sendo capaz de definir posição e trajetória da bola em altíssima precisão.

       A tecnologia tem uma repercusão na mídia muito grande pois quando algum esporte é decidido por causa de milésimos ou por uma bola fora ou dentro a tecnologia ajuda a expandir essas informações com mais detalhes como podemos observar na internet, muitas notícias chegam primeiro a internet do que na TV isso só poderia ser feito com o auxílio da tecnologia.

10 de setembro de 2012

Vídeos

Segue abaixo alguns vídeos sobre as Olimpíadas:


A Abertura 
A cerimônia de abertura dos jogos de Barcelona, foi, e ainda é uma das mais marcantes da história dos jogos Olímpicos. O porta bandeira da delegação espanhola foi o príncipe da Áustria e herdeiro do trono espanhol, que participava da equipe de vela espanhola, o Dom Felipe de Bourbon. E depois de um grande efeito visual, a flecha é acesa por um atleta paraolímpico de modo surpreendente e marcante como mostra o vídeo acima.

Freedie Mercury e Motserrat Caballet (Atenção: Este vídeo foi gravado pouco tempo antes do início dos Jogos Olímpicos daquele ano, mas foi usado durante a cerimonia)


Tocha Olímpica e Provas Finais dos 100 metros

9 de setembro de 2012

A Química e o Controle de Dopagem no Esporte

"O desejo do ser humano de superar-se continuamente, tentando ser mais forte e mais potente, sem respeitar seus limites, é observado em todas as etapas da história da humanidade".


Em 1992, nas olimpíadas de Barcelona, ocorreram somente 5 casos de doping,  e curiosamente nenhum dos atletas se beneficiaram utilizando essa substâcia,  pois nenhum deles conseguiu medelhas.

Os atletas que usaram a substância foram:
Wu Dan-Vôlei –China;
Madina Biktagirova-Maratona-CEI;
Jud Logan-Arremesso de Martelo -USA;
Bonnie Dasse-Arremesso de Peso-USA;
Nijole Medvedeva-Lituânia-Salto em Distância;

       Na ocasião todos os atletas tomaram clembuterol um beta dois agonista,  que motivou uma nova modificação na lista de classes farmaceuticas proibidas.A substância até hoje é proibida pelo comitê olímpico internacional(COI).
         Clembuterol é uma substância sintética.
O Clembuterol é um agonista beta dois com algumas semelhanças estruturais e farmaceológicas para epinefrina e salbutamol, mas tem efeitos mais fortes e duradouros como um estimulante e drogas termogênico. 
     Aumenta a capacidade aeróbica, a estimulação do sistema nervoso central (SNC), aumento da pressão e a pessoa recebe mais oxigênio, aumenta a taxa a qual a gordura corporal é metabolizada, é um bronco dilatador e aumenta a energia gasta pelo nosso corpo (TMB). Essa substância normalmente é utilizada para propriedades relaxantes do músculo liso se tratando de um broncodilatador e tocolítico.
    O excesso dessa droga pode causar fortes dores musculares, dores de cabeça, enxaqueca, irritação gástrica e tontura. Normalmente pessoas que à usam para fins esportivos e para emagrecer sentem náusea, vomitam, palpitações e até o infarto do miocárdio.
       Pode causar ainda:pressão alta, pressão baixa, aceleração das pulsações cardíacas e nervosismo.
       O método utilizado para detectar essa substância é feito através de exame de urina. O material é colhido e separado em dois frascos (prova e anti-prova), ele é numerado e é encaminhado para o laboratório de análise. Para examinar a urina são usados dois aparelhos: o cromatógrafo e o espectômetro. Depois disso o exame é avaliado e então eles confirmam se o exame foi positivo ou negativo.


Curiosidades
A primeira atleta brasileira a ser banida do esporte por dopagem foi Fabiane dos Santos,corredora e especialista na prova dos 800m no ano de 2002.

Em 1995 ela já havia testado positivo para o esteróide nandrolana no Troféu Brasil e em 2001 ela cometeu a mesma infração só que dessa vez com testosterona epitetosterone ratio no GP Brasil.

"Cada lugar uma história, cada país um lugar e cada lugar um sonho a se concretizar"

      As Olimpíadas fizeram e fazem isso por cada um de nós.


       A cultura espanhola tem sido influenciada por muitos povos e nações ao longo de sua história, tanto é que é conhecida pela sua diversidade.

       Uns dos fatores que ajudaram a desempenhar papéis importantes na formação de sua cultura, com certeza foi a história da nação e de seu ambiente mediterrâneo e atlântico. A Espanha foi a maior potência mundial no século 16.  A principal colonizadora do Novo Mundo, tornando o espanhol, a segunda língua mais falada do Planeta. Depois da Itália, a Espanha é o país com o maior número de Patrimônios da Humanidade da UNESCO no mundo, com um total de 40. (Um local denominado património mundial é reconhecido pela UNESCO -Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- como de mundial importância para a preservação dos patrimônios históricos e naturais de diversos países).
       As formas de Gaudí e Miró, as cores de Picasso, aliadas a imponência e suntuosidade do gótico catalão ajudam a compor as feições encantadoras e fascinantes da cidade. Turistas e moradores têm á sua disposição verdadeiros monumentos, onde podem aproveitar horas de descanso, lazer e sossego. O Jardim Botânico, por exemplo, oferece diferentes possibilidades aos visitantes que se aproximam da natureza e são convidados a desfrutar do encanto do lugar. Os jogos de futebol sediados no estádio do Barcelona também estão entre os principais programas da cidade. O maravilhoso estádio, que já realizou os Jogos Olímpicos de Verão de 1992, possui partidas que contagiam os espectadores e garantem animação aos devotos torcedores.
       De influências mediterrâneas, israelenses, americanas, mexicanas e tipicamente espanholas, os pratos preparados na cidade agradam diferentes paladares, desde os mais simples aos mais sofisticados. As tapas, a paella e os frutos do mar devidamente acompanhados de Cava, bebida típica da região, são o pedido perfeito. A palavra de ordem para entender Barcelona, sua cultura e sua gastronomia é, certamente, “ecletismo”.


Barcelona, até hoje, é modelo a ser seguido pelas cidades olímpicas. (Na foto, abertura dos Jogos Olímpicos de 1992)


Ilhas Canárias


Ibiza


Pirineus


Espanha Verde


Madrid


Barcelona


Bilbão


Valência


Sevilha


Granada

Córdoba


Saragoça


Santiago de Compostela


Palma



Mapa da Espanha



Cartões Postais